vida simples

A simplicidade do Evangelho de Jesus

“A simplicidade do evangelho puro e simples de Jesus descomplica a complexidade da vida humana. Viva de modo simples, viva do modo Jesus.” (Eliseu Mattos)

Há tempos cultivo uma preocupação com a simplicidade, porém, com eficiência, o que não é fácil de ser administrado. Sempre que olhamos para o mundo à nossa volta, percebemos que tudo caminha para o complicado, para o difícil, embora a ciência lute para descomplicar algumas áreas da vida. Porém, é na área relacional que encontramos os maiores desafios para vivermos a simplicidade do evangelho.

Problemas intrafamiliares.

O seio familiar é o nosso porto seguro e ao mesmo tempo é o local onde evidenciamos nossos primeiros conflitos. Enfrentamos conflitos intrafamiliares motivados por diversos problemas que aparecem em qualquer família, tais como: Financeiros, questões de fé, choque de gerações e culturais. Estes conflitos não são fáceis de se resolver, mas o esforço que fazemos para entendê-los e solucioná-los nos capacita para enfrentarmos os extrafamiliares.

Problemas extrafamiliares.

O “politicamente correto”.

Além dos problemas domésticos, precisamos ter muita sabedoria para enfrentarmos os extrafamiliares em um mundo frenético e ávido por mudanças. Neste ambiente globalizado, somos constantemente pressionados, por exemplo, a usar termos de acordo com o “politicamente correto”, o que na realidade é uma censura disfarçada, criado para, quase sempre, corrigir uma falha na educação doméstica desprovida dos princípios de Deus. Neste caso, precisamos saber dosar nossa linguagem, sem contudo, censurar a nossa fé.

Os mercenários da fé.

Se não bastassem os problemas já relacionados, muitas vezes, ainda temos de fazer o contraponto nas teologias que vêm até nós nesta longa estrada da vida, trazendo um peso muito grande  para aqueles que, por falta de conhecimento, tornam-se escravos das ideias de homens fraudulentos, verdadeiros mercenários da fé, ao invés de se tornarem escravos dos ideais de Deus, uma vez que o seu jugo é suave, e o seu fardo é leve. (Mateus 11:30).

São os ideais de Deus que devemos seguir, na certeza de que a simplicidade do evangelho desarma os mercenários e, naturalmente, expõe os seus reais interesses abjetos.

A simplicidade do evangelho é a solução.

O evangelho da salvação que Jesus pregou, ensinou e que chegou até nós, é para aliviar as cargas físicas, espirituais e psicológicas do ser humano, e não para colocar pesos desnecessários. Sua ação visa libertar o homem por completo, e não escravizá-lo intelectualmente através de dogmas e invencionices humanas. Por isso, digo que “a simplicidade do evangelho puro e simples de Jesus descomplica a complexidade da vida humana” e ao mesmo tempo te dou um conselho: “Viva de modo simples, viva do modo Jesus”.

Pr. Eliseu de MattosDeus te abençoe!
Pr. Eliseu Mattos – Igreja Batista em Porciúncula-RJ

Sua opinião sobre este artigo é muito interessante! Escreva:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: