Grupos AME

Página de apoio pedagógico.

A Editora Batista Independente está lançando um livro especialmente para pastores e líderes que desejam investir em pequenos grupos. Mais que uma estratégia de mobilização, o assunto abordado neste livro se constitui numa ferramenta bíblica, cristocêntrica e aplicável, contextualizada para a Igreja dos nossos dias. 


Ficha Técnica:

AME: Amor, Multiplicação e Evangelismo
ISBN: 978-85-61632-43-4
Relator e Organizador: Pr. Ozeias dos Santos Nunes
Membros da Comissão da UMBI: Prs. Cleo Harison Bloch, Gessé Oliveira Inacio, Roberto Monteiro de Castro, Rubens Cavalheiro Ioricci, Sérgio Francisco da Silva e Thiago Eudes de Lima Vieira;
Capa e Editoração: Oren Marketing Digital – Marcos Ruschel – [email protected]

Peso: 86 gr; Tamanho 15×21, 72 pág  – Preços: R$ 20,00 a unidade na venda avulsa:, Acima de 20 unidades, o valor é de R$ 15,00 – em todos os casos, some o valor do frete. Para adquirir este livro, acesse aqui.


Palavra do Organizador:

Sou Ozéias Nunes, pastor na Igreja Batista Betel em Guaíba, RS. Atualmente sou o segundo tesoureiro da UMBI e presidente da CIBIERGS. Também sou o relator do projeto AME, missão dada pela UMBI e que desempenhei com muita dedicação e alegria. Estou muito feliz com o resultado deste trabalho. Ficou didático, prático e com conteúdo extremamente importante para pastores que desejam desenvolver um projeto de igreja em pequenos grupos.

Lembro que aproximadamente cinco anos atrás, em uma reunião do setor metropolitano (CIBIERGS), fiz uma pergunta: “Existe, na convenção, alguma orientação às igrejas que desejam desenvolver um trabalho em pequenos grupos?”. O resultado daquela pergunta foi a criação de um fórum de debates sobre o assunto no retiro da UMBIERGS. Neste fórum ficou registrado que não havia proibição, mas que devíamos ter alguns cuidados, principalmente para não nos tornarmos reféns de modelos prontos. Criou-se uma comissão, na qual participei, e foi presidida pelo Pr. Lima.

Esta comissão aprofundou as orientações com relação ao projeto de igrejas em pequenos grupos. No ano seguinte, em mais um retiro da UMBIERGS, foi apresentado. Neste tempo eu, juntamente com a igreja local, começamos a desenvolver um projeto de pequenos grupos, sempre respeitando e seguindo as orientações relatadas pela comissão e referendadas nos fóruns da UMBIERGS. Quando falamos de crescimento de igreja, não podemos esquecer que este é o desejo de Deus “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2.4)

Mas, ao mesmo tempo, precisamos avaliar qual é a motivação do crescimento. Porque se o desejo de crescer é para satisfazer nossos desejos pessoais e alimentar nossa vaidade, certamente nenhum modelo será eficaz. Agora se o propósito é o mesmo de Deus: “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”, certamente seremos eficazes, seja em pequenos grupos ou se reunindo apenas no templo.

A igreja que hoje pastoreio, juntamente com minha esposa e líderes, já tem uma experiência de cinco anos em pequenos grupos. Ao longo desse tempo tivemos muitos avanços e multiplicações, mas acredito que estamos – somente no início do que Deus fará em nós, através de nós e apesar de nós. Uma das coisas que aprendi ao longo destes anos é que os pequenos grupos só serão eficazes se forem acompanhados por ministérios atuantes, discipulado pessoal, cultos que comuniquem para todos os públicos, de forma clara e atual a mensagem do evangelho, através de um bom método de capacitação que abranja todos os níveis de maturidade na igreja e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Este último eu diria que é o mais importante, uma igreja doente não cresce. Para que o crescimento seja saudável precisamos crescer no relacionamento com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Caso contrário, teríamos que fazer muita força para pouco resultado, e isso não seria bom.

No primeiro capítulo deste livro nós tentamos deixar claro que o AME é mais do que uma estratégia, ferramenta ou projeto para a igreja crescer. Estamos falando de propósito de Deus. Se você prestar atenção verá que o pequeno grupo do AME, é apenas parte de um todo. Jamais atenderemos o propósito, se a essência não for entendida e praticada. E aqui está o que diferencia nosso projeto dos outros que existem por aí, o tornando único, uma verdadeira obra Batista Independente.

Agradeço aos meus colegas de comissão, os revisores e diretoria da UMBI. Quero destacar quatro pessoas especiais: o pastor Paulo Giovane, presidente da UMBI, por confiar a mim este importante trabalho. Agradeço também aos pastores Thiago Eudes e Gesse Inácio, que se destacaram no desenvolvimento do projeto, principalmente por se tornarem testemunhas de sua eficácia a partir de laboratórios desenvolvidos nas igrejas onde eles são pastores. Sou grato ainda a minha amada esposa, Raquel Nunes, que desde sempre é incentivadora e praticante de uma visão saudável de igreja.

Desejo a todos uma boa leitura e se Deus te conduzir a passos maiores, que a essência do AME seja entendida e vivida na tua vida e igreja.

“AME COMO DEUS AMA: VIVA O PROPÓSITO DE DEUS PARA A SUA IGREJA”.

Pr. Ozéias Nunes, presidente CIBIERGS


Outros comentários sobre este livro:

Pr. Jackson Jean Silva apresenta o livro:

Pr. Paulo Giovani apresenta o livro:

Você tem em mãos uma obra, fruto de muita oração e trabalho.  Atendendo ao anseio dos pastores e igrejas, a comissão eleita chegou à finalização deste material, que poderá ser utilizado nas igrejas da denominação (CIBI), com a finalidade de reavivar a chama do evangelismo, sob a motivação do amor ao Senhor, bem como para com o seu semelhante. O material não traz uma nova visão ou algo que pareça ser a descoberta do século, levando a entender que até o presente momento as igrejas trabalharam de forma equivocada quanto ao evangelismo e cuidado, nestes mais de 100 anos de história Batista Independente. O que se espera como denominação é que esta ferramenta venha acrescentar e reacender a chama do amor para com os perdidos neste mundo, onde o individualismo cresce assustadoramente, atingindo inclusive o povo de Deus.

Está obra, além de despertar a igreja quanto ao evangelismo, deve levá-la para mais perto do necessitado, seguindo o modelo da igreja primitiva “de casa em casa”. Adquirindo este manual, você terá em mãos um material que facilitará a implantação de pequenos grupos em sua igreja, proporcionando maior comunhão entre os crentes e alcançando mais vidas para Cristo, seguindo o ensino de Jesus. Portanto: Ame, Multiplique, Evangelize.
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2.47).

Pr. Paulo Giovani Ferreira Pereira.
Presidente da UMBI – União de Ministros Batistas Independentes


É com muita alegria e satisfação que apresentamos este livro, fruto do trabalho de uma ótima comissão de pastores e líderes de nossa denominação. Procurando atender ao público cristão comprometido com a verdade da palavra de Deus. Tendo como base o amor de Deus revelado em Cristo Jesus, único Senhor e Salvador. O Deus de todo amor e graça que deseja um relacionamento saudável conosco. Para que possamos amar a Deus e ao próximo cumprindo com o Ide de Jesus, fazendo discípulos e evangelizando a todas as pessoas em todos os lugares. Agradecemos a toda equipe que trabalhou nesta importante obra literária. Desejamos que seja mais um boa ferramenta que vise a edificação e o crescimento da igreja. Que o Senhor nos abençoe! Crescendo em harmonia e aliança. No amor de Cristo Jesus.

Pr. Marcos Elias da Silva
Presidente da CIBI – 2016/20


elton 200x200

Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo” Atos 5.42 – Os maiores milagres da vida cristã são realizados todos os dias por cristãos que compreendem a essência do ensino e aplicação da Palavra no contexto do lar. O lar é o lugar primordial de se reproduzir os valores cristãos aos filhos, mas também um lugar aconchegante para demonstração do amor uns aos outros, começando pela família, parentes, amigos e vizinhos. Este livro nos convida e orienta a valorizar o nosso lar como centro de irradiação do amor de Deus. Assim como nos dias dos primeiros discípulos, a minha e a sua casa pode ser um lugar de milagres. Deus continua usando pessoas simples em lugares simples para transformar o mundo!

Pr. Elton Melo
Presidente da Editora Batista Independente
Pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba, PR

Sua opinião sobre este artigo é muito interessante! Escreva:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: