Já ouvi dizer que não há problema com a cultura mais ampla que você não pode ver reproduzida na Igreja Cristã. A podridão do pecado está em nós, e não simplesmente lá fora. A Igreja não é hermética, nem imune aos eventos sociais e culturais da nossa época. E, pior, os cristãos estão cometendo um grande erro ao transformar tudo em guerras culturais. Isso tem gerado uma crise mais profunda.
O pecado é universal
Nós facilmente nos iludimos como cristãos, ou muçulmanos, ou de qualquer outra fé ou sistema de crença, quando deixamos de reconhecer o problema universal do pecado na humanidade. Claro, é a fé cristã que tem a resposta final para o enigma do pecado. O pecado é a “crise muito mais profunda”.
O ponto da citação acima é que o pecado prevalece em todos os lugares, e a igreja é simplesmente um microcosmo do mundo mais amplo. Claro, uma proporção significativa da igreja pode apresentar tipos arrependidos que prontamente reconhecem e confessam seus pecados, mas estamos de volta às nossas personalidades pecaminosas em um milissegundo – quer chamemos Cristo de “Senhor” ou não.
Como o cônego J. John (anglicano) disse uma vez, “o coração do problema humano é o problema do coração humano”. Nossos corações são miseráveis. Esta é uma crise que só pode ser abordada pela nossa aceitação da Graça Divina. É uma crise que revela a verdade de nossa pobreza espiritual sem Deus. Somente pela fé, pela humilde obediência de cada momento, podemos atingir o padrão do Divino.
O pecado também é um problema pessoal
Deus está muito mais interessado em levarmos nosso pecado pessoal a sério do que em nós olharmos por cima do muro. De fato, a cerca – e tudo o que está sobre ela – é assunto de Jesus. Por que estamos tão interessados em castigar o Islã ou outros sistemas de crença fora do nosso alcance, de maneiras que nos implicam no pecado? Tal interesse e ação são gerados pela justiça própria.
Sempre que olhamos por cima do muro, notando o pecado dos outros, colocamos em risco a intimidade que temos com nosso Senhor. Sempre que nos envolvemos em coisas “maravilhosas demais para nós” (isto é, intrometendo-nos no domínio de Deus), nossa consciência da profundidade de nossa pecaminosidade pessoal começa a murchar de vista. Estamos em um perigoso precipício de orgulho.
Quando recusamos a tentação de mergulhar na pecaminosidade dos outros – a menos que seja nosso papel designado (e raras são as ocasiões para papéis como este) – protegemos a santidade de nosso relacionamento com Deus e não entristecemos o Espírito Santo.
Reconciliação
A reconciliação do mundo inteiro, uma pessoa de cada vez, depende de crer na verdade de que somos todos pecadores – e que somente a fé em Cristo pode nos salvar. Acreditamos quando vemos nosso pecado como ele é, e vemos Jesus como Aquele que construiu uma ponte de nosso quebrantamento para a liberdade espiritual: a mão da graça e o perdão de Deus para viver pela fé como pecadores salvos. A salvação não tem nada a ver com julgar e condenar os outros.