26º dia – O reavivamento vem pela Palavra

reavivamento
26º dia – O reavivamento vem pela Palavra – Leitura: Neemias 8.1-8 – Não há avivamento sem a Palavra! Treze anos antes de Neemias, Esdras já estava em Jerusalém servindo no templo. Logo após a conclusão dos muros, o povo se reuniu para um evento solene e de muita importância: glorificar a Deus pela obra realizada. Mas esta festa espiritual não podia ser de qualquer jeito. Vamos encontrar alguns princípios no nosso culto ao Senhor:

  1. O culto e a exposição da Palavra foram públicos e para todos – hoje também a palavra precisa ser pregada em todos os lugares e para todas as pessoas;
  2. O povo se juntou como um só homem – quando o Pai vê sua igreja reunida, ele vê apenas a noiva sendo ataviada;
  3. Antes de ler o Livro da Lei, Esdras guiou o povo em oração, isto é, Esdras identificou Deus como fonte de bênçãos para o povo (Sl 103.1).
  4. O povo respondeu amém (assim seja) e levantou as mãos, indicando participação na oração.
  5. Então, os judeus inclinaram a cabeça e adoraram o Senhor com o rosto em terra, um ato de submissão voluntária ao seu Senhor e Criador.
  6. A palavra foi lida na porta das águas – Cristo é a água da vida e a palavra simboliza a água que nos limpa e sacia;
  7. Durante seis horas (das 6h até ao meio dia) a palavra foi lida e todos (sábios e simples) estavam atentos para ouvir;
  8. Junto com Esdras, o sacerdote, estavam vários homens, não para fazer figuração atrás do pregador, mas para explicar o povo o sentido do que se lia – isso nos lembra dos líderes de departamentos, dos grupos familiares, que precisam ensinar aos mais novos na fé, o que se lê na Palavra de Deus;
  9. Explicando o sentido, todos compreendiam – a pregação da Palavra no culto é para que todos compreendam e não tenha desculpas para não praticar a Palavra.
  10. A Palavra de Deus precisa ser lida, comentada, explicada, mas também PRATICADA. Tenho a impressão que nestes últimos anos as pessoas têm vivido suas vidas com tantas buscas e alternativas que sequer tem dado valor à Palavra de Deus. Há uma falta de reverência e temor muito grande em nossas igrejas.
  11. Se queremos, de fato um avivamento, nossa maior prioridade é a Palavra de Deus.
  • Avivamento não é a tampa explodindo, mas o fundo caindo. (Darrel Bridges)
  • Avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro. (Roy Hession)

Aplicação pessoal:

  1. Quanto você conhece da Palavra Deus?
  2. Quanto você pratica do que conhece?
  3. Você tem um hábito diário de ler a Palavra?
  4. Que tal se comprometer em ler todos os dias a preciosa Palavra de Deus?
  5. O quanto você terá de Deus, depende da intensidade da sua busca!

desafio-neemias

Este texto faz parte do devocional Desafio Neemias, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram escritos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho para o pastor Elton Melo.

Sua opinião sobre este artigo é muito interessante! Escreva:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: