29º dia – Deus leva a sérios nossos votos

acordo, contrato

29º dia – Deus leva a sérios nossos votos – Neemias 9.38 -10.31 – O capítulo 9, a partir do versículo 6, é um cântico de adoração ao Senhor. Além de recontar a história de Israel, faz uma clara demonstração do amor e da fidelidade do Senhor pelo seu povo, apesar da infidelidade de Israel. Sua intenção foi a mudança comportamental do povo do Senhor e, por isso, o cântico finda em ação, e não apenas em sentimento. Assim deve ser a nossa participação no culto ao Senhor hoje. Cantamos belos hinos, ouvimos a pregação do evangelho com poder e unção, mas o que fazemos na segunda feira?

Neste caso, o louvor e a adoração, levaram povo a fazer um novo concerto, aliança, acordo. Quem fez o acordo:

  1. Sacerdotes (10.2-8);
  2. Os levitas (10.9-13);
  3. Os chefes das famílias e os líderes políticos (10.14-27);
  4. Todo o povo (10.28)

Um acordo é um documento, ou uma intenção de cumprir determinado assunto, tendo como base uma expectativa, mas também sansões e punições caso haja descumprimento. Vejamos os termos do acordo:

  1. Seguir a Lei de Deus fielmente, isto é obedecer a Palavra em todas as áreas da sua vida (20.29);
  2. Não se colocar em jugo desigual (10.30);
  3. Santificar o sábado e o ano sabático (10.31) – para nós hoje, seria o tempo de descanso e adoração ao Senhor;

Deus leva muito a sério os nossos votos (acordos). Ele não precisa que votemos para alcançar algo. Cumprir com a sua lei e preceitos não é um meio de troca, mas Ele se alegra quando somos capazes de nos comprometer e seguir adiante no nosso compromisso.

Esta área tem sido muito desafiadora na Igreja atual. Uns fazem votos de tolos, outros fazem votos banais. Para uma melhor compreensão sobe os votos, deixo aqui algumas indicações:

  1. Deve ser cumprido sem demora Ec 5.4-5;
  2. Deus não exige nosso voto, mas que cumpramos a sua a Palavra
  3. O voto não deve ser leviano – se foi feito de forma precipitada, que não esteja em harmonia com os propósitos divinos, é preciso arrepender-se e confessar o pecado.
  4. Quem pode fazer um voto e como fazer o voto – Levíticos 27 e Números 30, acerca do voto das mulheres;
O que são votos?

Para entender mais sobre os votos, sua necessidade e valor, acesse o texto disponível em: https://www.alcancevitoria.com/voto/

Aplicação pessoal:

    1. O que você precisa entrar em acordo com Deus, hoje?
    2. Há algo que você tem dificuldade em cumprir?
    3. Deseja fazer um voto, um novo acordo com o Senhor?
    4. Se fizer isso na sua casa, com a sua família, deixe claro para todos o compromisso.

Escreva abaixo o seu acordo, com Deus, sobre tudo que você estudou nestes 29 dias e que deseja que seja diferente de agora em diante:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


desafio-neemias

Este texto faz parte do devocional Desafio Neemias, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram escritos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho para o pastor Elton Melo.

Sua opinião sobre este artigo é muito interessante! Escreva:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: