Bibliologia

Zacarias 11: A parábola do pastor

Pastorear nunca foi uma tarefa fácil. Há qualidades que precisam ser aprendidas e desenvolvidas em todos aqueles que se dispõem a cuidar de pessoas. Mesmo que não seja no ambiente de Igreja, quando se fala em relacionamento, cuidar de pessoas, se fala em pastoreio. No capítulo 11 de Zacarias, podemos estudar um pouco sobre esta árdua porém essencial tarefa, que é a de compreender o que e como fazer, bem como viver o propósito para fazer a diferença na vida das pessoas. O texto de Zacarias 11, é muito rico. vamos entendê-lo: …

Neemias comentado

O herói deste livro é Neemias. Ele era o copeiro de Artaxerxes, o rei da Pérsia, e conseguiu licença para voltar a Jerusalém a fim de reconstruir as muralhas da cidade. Durante os seus doze anos como governador da terra de Judá (Ne 5.14), Neemias reconstruiu as muralhas de Jerusalém e realizou uma série de reformas religiosas e sociais entre o povo. Ele dependia totalmente de Deus e, muitas vezes, orava pedindo a ajuda de Deus (Ne 1.5-10; ver Ne 4.4). A primeira parte do livro (caps. 1—7) pode ser chamada de “Memórias de Neemias”, porque conta uma série de coisas que o próprio Neemias fez. Ele voltou para Jerusalém e, com a ajuda dos habitantes da cidade, reconstruiu as muralhas da cidade. Havia muitos inimigos, mas, finalmente, a construção chegou ao fim, e as muralhas foram inauguradas.

Na segunda parte do livro (caps. 8—10), quem aparece com destaque é Esdras, o sacerdote e mestre da Lei (Ed 7—10). Depois de leitura pública da Lei e da celebração da Festa das Barracas (cap. 8), o povo confessou seus pecados (Ne 9.1-37) e fez um acordo solene com Deus, prometendo viver segundo o que manda a Lei de Moisés (Ne 9.38—10.39). O livro termina falando sobre outras atividades de Neemias (caps. 11—13). 

Tua Palavra é a Lâmpada

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Sl. 119.105 – Eis a razão de muitos estarem nas trevas, inclusive muitos que conhecem a letra, mas não tem a Palavra na sua vida. A sociedade está sucumbindo, caída, vive tropeçando; e tropeça porque não importa o tanto que tentem abrir olhos estão nas trevas, na mais escura treva, num breu que não lhes permite ver nada.

Irmão(a) se na sua casa, que é um lugar que você conhece, ficar escuro, e andando por ela ainda tropeça nos cantos, na mesa, na cama, e você fica tentando tatear para ver se descobre com precisão onde está, imagine nas estrada da vida? O amanhã nós não conhecemos, é uma estrada onde nunca passamos, mas vamos ter de enfrentá-la. Se no escuro já é fácil tropeçar, se machucar, onde conhecemos, como será então no desconhecido?

É por isso que as pessoas estão caídas, e vivem caindo, satanás arma suas armadilhas e ela cai, existe um precipício diante dela e ainda não percebeu o perigo de continuar andando assim por causa da escuridão em que vive.

Seria mais inteligente levar consigo uma luz para alumiar o caminho, mas no caso do caminho da vida só existe uma lampada eficaz que produzirá a luz necessária para que você veja e consiga discernir por onde está andando.

A palavra de Deus será lampada para seus pés e luz para seus caminhos no âmbito espiritual e nos demais também.

O problema é que muitas pessoas tratam a palavra do Senhor como algo desprezível, quando na verdade ele nos deu para que cumpramos ela no nosso dia-a-dia. Aí é que está a diferença, porque muitos não tem essa “disposição”.

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Sl. 119, 4.

Num caminho difícil onde tem espinhos, pedras de tropeço, ciladas; ir para a guerra sem as armas é loucura. Veja o que mais diz a palavra: Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Sl. 119. 97-98.

Satanás é astuto e essa sociedade tem sido manipulada por ele, assim como muitas denominações, e muitos crentes, que não estão percebendo o que ele está fazendo.

Aqueles que já vivem a palavra de Deus, hoje olham para traz e as vezes não conseguem compreender como se deixavam manipular pelo mal, e até dizem: “Meu Deus, como que eu não percebia essas coisas?”

Hoje você percebe não porque você é bom , mas porque a palavra do Senhor que é lampada para os pés e luz para os teus caminhos está te revelando o que antes na escuridão você não podia ver.

Viva pela palavra de Deus, é o único modo de ver para onde realmente está indo, e conseguir através desta luz caminhar firme com a direção certa, no rumo certo.

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Sl. 119. 1-3.