Promessas da Bíblia

Quantas promessas há na Bíblia?

capa poder das promessasA Bíblia contém muitas promessas para as nossas vidas. Compreender e se apropriar de cada uma delas faz toda a diferença na vida de quem crê. Veja um resumo das promessas contidas na Bíblia:

Promessas na Bíblia

  • A Bíblia contém um total de 8.810 promessas.
  • Cerca 85% de todas as promessas são de Deus para 0 homem, num total de 7.487 promessas.
  • Pessoas fieram 991 promessas umas às outras.
  • O homem fez, ao todo, 290 promessas para Deus, sendo que a maioria delas encontram-se registradas nos Salmos.
  • Existem 28 promessas feitas pelos anjos, a maioria delas encontradas em Lucas (23).
  • O diabo também fez 2 promessas. Por exemplo, a promessa de que o homem não morreria e seria como Deus, se pecasse (Gn 3.4-5) e, sua promessa de dar a Jesus todos os reinos do mundo, se Jesus se prostrasse e o adorasse – Mt 4.9.
  • Um espírito maligno fez 2 promessas. (2Cr 18.20-21)
  • Deus Pai fez 2 preciosas promessas ao seu filho Jesus, o Deus Filho. Hb 1.5-13 (filiação eterna); Hb 7.21 – (Sacerdócio eterno).

Compreenda como e quantas são as promessas da Bíblia

Promessas preciosas

Muitos versículos têm mais de uma promessa. Isaias 40.31, por exemplo, tem quatro: Os que esperam no Senhor 1) renovarão as suas forças; 2) sobem como asas como águias; 3) correm e não se cansam; 4) caminham e não se fatigam.

Já o versículo 6 de Isaias 51, nos mostra cinco promessas: Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque 1) os céus desaparecerão como fumo; 2) e a terra envelhecerá como um vestido; 3) e os seus moradores morrerão como mosquitos; 4) mas a minha salvação durará para sempre; 5) e a minha justiça não será anulada.

O capítulo mais destacado no que diz respeito às promessas está no Salmo 37. Praticamente todo verso é uma promessa maravilhosa. Veja os versos 3, 4 e 5.

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” 

O capítulo com maior número de promessas é Deuteronômio 28. As 133 promessas ali contidas referem-se às bênçãos e maldições que Deus prometeu aos israelitas em Canaã, dependendo da obediência ou desobediência às suas ordens.

Outro capítulo semelhante é Levítico 26, que contém 94 promessas, 3/4 de todas as promesas do livro.

No que diz respeito a promessas, o Salmo 37 é o mais importante capítulo da Bíblia. Praticamente cada versículo é uma preciosa promessa.

Deus não muda

Ele não altera suas promessas. A Bíblia também atesta que Deus não altera a palavra que sai da sua boca. O Senhor disse de si mesmo: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa” (Números 23.19).

A Bíblia enfatiza que Deus é fiel às promessas que fez à humanidade. O profeta Jeremias declarou: “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3.22,23).

Quando Deus nos promete algo, ele cumpre o que prometeu. Algumas das promessas que ele fez ao homem são condicionais, isto é, dependem da reação deste. 

A Bíblia é um livro de infalíveis promessas. Finalmente, fazemos nossas as palavras do sábio Salomão, rei de Israel, dizendo:”… nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo“, 1Rs 8.56.

O Peregrino

No filme evangélico clássico, “O PEREGRINO”, de Bunyan, o personagem chamado Desespero (um gigante) se aproximou do personagem chamado Cristão, capturou-o, bateu nele e o aprisionou na masmorra do Castelo da Dúvida, com suas grossas paredes negras.

O Desespero o vencia sem piedade, e ele ficava mais fraco a cada dia. Por fim, Cristão encontrou em sua cela uma corda, uma faca e uma garrafa de veneno (ferramentas de um suicídio), e, por um momento, ele ficou tentado a acabar com sua vida.

Mas, numa noite, por volta da meia-noite, ele começou a orar e … um pouco antes do dia raiar, o bom Cristão, meio que espantado, interrompe esse discurso apaixonado (a oração): “Que idiota sou eu, para me deitar numa masmorra fedorenta, quando posso também andar em liberdade! Tenho uma chave no meu peito, chamada Promessa, que, com certeza, abrirá qualquer tranca no Castelo da Dúvida. “

Sim. Usando a chave das promessas de Deus, o Cristão escapou, para nunca mais cair nas garras do Desespero Gigante ou do Castelo da Dúvida.

Recomendação de leitura:

capa poder das promessasO poder das promessas de Deus” de Nick Harrison, onde o autor oferece ajuda e conselhos diretos da Bíblia para pessoas à procura da ajuda que só a Bíblia tem para oferecer. Com estudos separados em centenas de temas diferentes, Harrison apresenta textos devocionais, leituras bíblicas e orações que vão encorajar, nutrir e transformar a vida espiritual. Clique aqui para comprar.


Observação: Os dados estatísticos sobre o número de promessas foi tirado do livro “A Bíblia Responde”, indicado abaixo e pode variar conforme a vesão da bíblia, razão pelo qual não se devve tormar os números ao “pe-da-letra” e sim, apenas como uma base geral de informação. Fonte da pesquisa:

  • CPAD. A Bíblia Responde. Rio de Janeiro : CPAD, 1983 – pag. 61,62
  • STEWART, Don. 103 perguntas que as pessoas mais fazem sobre Deus. Rio de Janeiro : JUERP, 1992.

5 Comments

    1. Paz, Francisco. Ainda não publiquei um livro que tenha todas as promessas. Mas você tem a sua Bíblia e pode começar ir anotando cada uma delas. O livro “O Peregrino” é de domínio público e tem disponível em alguns sites. Obrigado por perguntar.

    1. Adriana Cardoso, paz. Revendo o texto do livro publicado pela CPAD, confrme indicado na fonte do artigo, se obeserva apenas o número de duas promessas (ao invés de nove), como estava escrito anteriormente. Mas solicitei à nossa equipe editorial que proceda uma nova pesquisa, pois outras dúvidas surgiram sobre estes números. O artigo foi revisado e novas linhas acrescentadas para melhorar o entendimento do texto. agradeço pela sua interação conosco. Obrigado por ler e observar!

Deixe uma resposta