Esperança em tempos de incertezas

2 julho, 2022
Palavras-chave: arca , esperança , Noé , oliveira
Book: Gênesis
elton-posse-rosto

Palestrante: Pr. Elton Melo

Anotações Download

Passagem Bíblica: Gênesis 8.1-11

O que fazer quando você entra numa estação da vida que você nunca viveu? O que fazer quando você sabe como uma história começou mas não tem a menor ideia de como ela irá terminar. O que fazer quando o futuro é incerto e você sequer tem o controle da situação? Quantos aqui já não passaram por situações como essas?

Há um personagem na Bíblia que enfrentou uma situação assim: No capítulo 8 de Gênesis, podemos ler este episódio onde Noé, sua família e os animais, estão todos “presos’ dentro de uma grande arca. Foram longos dias: 40 de chuvas torrenciais, mais 150 para as achas começarem a baixar, depois mais 40 para Noé por a “cara para fora”… e mais um alguns dias, para enviar uma pomba… Podemos imaginar o ambiente dentro da arca…. devia estar muito complicado,

Leiamos o contexto desta palavra, em Gênesis 8.1-11

1Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar. 2 As fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou. 3 As águas foram baixando pouco a pouco sobre a terra. Ao fim de cento e cinqüenta dias, as águas tinham diminuído, 4 e, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ararate. 5 As águas continuaram a baixar até o décimo mês, e no primeiro dia do décimo mês apareceram os topos das montanhas. 6 Passados quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca. 7 Esperando que a terra já tivesse aparecido, Noé soltou um corvo, mas este ficou dando voltas. 8 Depois soltou uma pomba para ver se as águas tinham diminuído na superfície da terra. 9 Mas a pomba não encontrou lugar onde pousar os pés porque as águas ainda cobriam toda a superfície da terra e, por isso, voltou para a arca, a Noé. Ele estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e a trouxe de volta para dentro da arca. 10 Noé esperou mais sete dias e soltou novamente a pomba. 11 Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra.

Se você está dentro de uma situação que aparentemente não tem o que fazer…

1- FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO – Gn 7.22,23.

    1. Cuide para que o seu coração não seja contaminado pela morte que está fora da arca;
    2. Ainda que você não possa mudar o curso das coisas externas na sua vida, agora, você pode tornar o seu minimundo melhor, mas limpo, mais organizado, menos complicado.
    3. Uma depressão se instala não por causa das coisas externas, mas por causa das coisas que estão acontecendo dentro de você.
    4. Diante de perdas e frustrações, uma você não deve perder, nem se perder nela: a esperança.
    5. Você sabe o que é sofrer uma onda, uma inundação de problemas, o que são sentimentos de fadiga, de raiva, de inabilidade e inadequação no corpo físico. Você ja viveu um dia em que nada de especial aconteceu, não é verdade?
    6. O que está afrentando o nível da água na sua vida agora? o que está fazendo você perder a esperança de vista?
    7. O mundo de Noé tinha acabado, mas a esperanço de um novo mundo, não. A esperança não promete uma solução instantânea, mas a possibilidade de uma situação eventual. Quem sabe nesta noite, tudo que você precisa é de um pouco de esperança.
    8. Observe que quando Noé solta as aves não era para sentir SE Deus amenizaria o problema, mas QUANDO isso iria acontecer. Deus recompensou a espera de Noé de uma maneira pequena, porém profunda.

2- RECEBA E CELEBRE OS PEQUENOS SINAIS DE ESPERANÇA – v.11

11 Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra.

    1. Noé já estaria feliz em ver a ave, mas com a folha no bico, deve ter havido uma grande celebração dentro da arca. Porque? Por Que mais uma vez a vida venceu a morte!
    2. A pomba trouxe renovo na esperança, trouxe uma promessa, trouxe a certeza que que o sonho não é um pesadelo.
    3. Você precisa aprender a amar as folhas de oliveira da vida, porque há momentos que é tudo que você tem. Pequenas boas notícias devem alegar o seu coração. a boa notícia da folha da oliveira não era um milagre grande, mas era a certeza de que ainda havia possibilidades.
    4. Jeremias 29.11 nos estimula a focar nossos planos em Deus e não em nós mesmo, afinal ele sabe o que fazer com as nossas frustrações e tem planos melhores e maiores para nós.
      e. Que folhas de oliveira você precisa receber agora? Ou que folhas poderia dar a outro?
    5. durante tempos de provação, Deus envia sempre uma filha de oliveira para assegurar que ainda há esperança.
    6. As folhas da oliveira da vida, e aqueles que as trazem, provam para o sonhador, que vale a pena sonhar.
    7. Provocamos um grande impacto na vida de alguém quando oferecemos uma folha de oliveira de esperança.

3- ABRA O SEU CORAÇÃO PARA A ESPERANÇA QUE SÓ JESUS PODE TE DAR

      1. Se amamos as folhas de oliveira da esperança, também amamos aqueles que nos dão esta esperança. A maior personificação da esperança é encontrada em Cristo. Ninguém trouxe esperança como ele. Essa é a razão para Jesus ser o nome mais amado do mundo, mesmo aqueles que não creem na salvação em Cristo, o admiram como um personagem especial.
      2. Nós que somos cristãos, não podemos perder a oportunidade de trazer esperança aos desesperançados.
      3. Um dia, Jesus chega mais cedo ao templo e trazem diante dele uma mulher surpreendida em adultério, colocam-na em pé, diante de todos (João 8.2,3). Essa mulher está sem esperança, sem vida, moralmente arrasada, usada, frustrada.
      4. Mas Jesus dá a ela uma folha de oliveira, quando concorda com o veredito dos homens que queriam apedrejá-la, mas faz-lhes uma pergunta crucial: quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra (João 8.7);
      5. O que se vê em seguida, são pedras no chão e um vazio em volta da mulher (João 8.9);
      6. Em seguida Jesus dá àquela mulher uma nova folha de esperança: ele pergunta: “onde estão os teus acusadores? Ninguém a condenou? Eu também não a condeno. Agora, vá e abandone a sua vida de pecado (João 8.10,11).
      7. Quando tudo parece sem esperança, Cristo entra em nosso mundo inundado pelo pecado e nos oferece uma folha do bosque da Graça.
      8. Jesus nos conforta em nossa tristeza e nos assegura que ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6).
      9. O Senhor Jesus promete que todos os que crerem nele tem a esperança real da vida eterna.
      10. Veja a promessa de Provérbios 3.5-6: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”
      11. Mesmo nossas lutas mais severas e nossas provações mais difíceis, não são nada diante de Deus e de seu infinito poder e graça.

Conclusão:

  1. Jesus oferece a promessa para aqueles que estão presos no meio das inundações e tempestades da vida;
  2. Mesmo nossas lutas mais severas e nossas provações mais difícies, não são nada diante de Deus e de seu infinito poder e graça.
  3. Quando recebemos folhas de esperança, não devemos mantê-las para nós mesmos, mas compartilhá-las com outros que também precisam. E fazemos isso através do amor de Cristo!
  4. O amor oferece encorajamento aos nossos amados e comunica que temos esperança neles.
  5. Temos uma oportunidade incrível  e, por isso, a obrigação, de levar esperança para aqueles que necessitam dela.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: