A fórmula do AMOR: como o seu casamento pode resistir aos problemas

14 junho, 2020
Series: Casamento
Book: 1João
elton-posse-rosto

Palestrante: Pr. Elton Melo

Passagem Bíblica: 1João 4.7-8

Nós sabemos que tudo no universo é formado por átomos, que ao se juntarem e combinarem formam moléculas. Estas moléculas, juntas foram algo que é útil para a nossa existência.

O relacionamento conjugal também é assim: a junção de culturas, hábitos, atitudes e tempos, que formam uma família. Nesta mensagem aos casais, neste dia dos namorados, quero de forma especial, trabalhar um pouco contigo a FÓRMULA DO AMOR. Da junção e combinação das coisas, tem-se um lar único e exclusivo diante de Deus e da sociedade.

Deus é amor

form-amor2Pensando no ingrediente mais importante para ter uma família feliz, chego à palavra AMOR, que todos sabemos é a essência de Deus (Deus é amor) – “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1João 4.7-8

Deus é amor. O amor é a essência de seu ser. Tudo que Deus faz vem de seu amor por nós, pela justiça, pelo bem, pela verdade. Deus ama todas essas coisas. O amor de Deus é tão grande que se reflete em todas as áreas da nossa vida.

Por causa de seu amor tão grande, Deus enviou Jesus para pagar o preço por nossos pecados. Agora nós podemos voltar a conhecer o amor de Deus, sem medo do castigo. O amor de Deus nos protege e ensina a viver de maneira correta.

Mas como se compõe o amor? Quais os principais componentes do amor? Sabemos que a água é formada de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, o famoso H2O. Mas e o amor, do que é formado? Bom eu recebi uma palavra do Senhor para a sua vida, hoje pela manhã, especialmente para este momento. Então eu posso formular o AMOR, como tendo os seguintes componentes:

A, de Afirmação

form-amor3O contrário de afirmação é reprovação, a crítica destrutiva: Lembre-se que palavras matam ou dão vida

  1. O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua: “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23);
  2. A palavra tem um poder incrível, tanto pode fazer o mal como pode fazer o bem; pode matar como pode dar vida e esperança. A escolha é nossa, porque cabe a nós optarmos pelo bem ou pelo mal. A palavra proferida carrega em si este poder, carregando o sentimento de quem a fala.
  3. A crítica fecha corações: Provérbios 18.19 diz: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio“.
  4. Já as afirmações, reforçam o lado positivo, incentiva a melhoria.
  5. As palavras de elogio adoçam o coração. Lembre-se que o Senhor não nos trata conforme os nossos pecados, nem nos retribui conforme merecemos. Veja o que diz o salmo 103.8-9, diz:  “O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.  Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.”
  6. Portanto, use palavras doces, elogios sinceros e afirme sempre proativamente e você verá grandes mudanças no seu cônjuge, na sua família e em todos em sua volta. Veja o que diz Provérbios 31.28-29: Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.”

 M, de Movimento

form-amor4 A vida é marcada por movimento. Paradeira é morte. Onde há vida há movimento.

  1. Movimento pressupõe alternância de estados – muitos vivem uma rotina interminável, é uma mesmice sem fim
  2. O relacionamento conjugal é como uma dança. E quem dança, precisa dançar conforme a música.
  3. E a música, é igual as estações do ano: elas mudam. Há momentos de música intensa, há momentos de música mais suave, há momentos de música mais lenta.
  4. Deus se movimenta e seus movimentos são claros, diretivos e ele nunca fica prostrado. Não por acaso o Espírito Santo é comparado com o Dínamo, que gera luz, calor, vida!
  5. É preciso sair da rotina, criar momentos especiais a dois, especiais com a família; é preciso se movimentar. Isto tem há ver com AGIR.

O, de Ordem

Sem ordem impera a desordem, o caos.form-amor5

  1. A Bíblia diz que há um tempo para todas as coisas – Eclesiastes 3.1-8; tudo tem o seu tempo certo;
  2. Na desordem o imprevisto domina e sempre haverá conflitos não resolvidos.
  3. Na ordem respeitamos tempos o e momentos de cada pessoa, de cada estação da vida.
  4. A ordem mantém a individualidade sem valorizar o individualismo.
  5. A ordem permite que tudo funcione no tempo e no lugar certo.
  6. A ordem permite você experimentar a prosperidade.

 

R, de Reciprocidade

form-amor6Sem reciprocidade os relacionamentos são tóxicos, dependentes, anormais, cansativos e sem afeto.

  1. No relacionamento conjugal não pode haver sanguessugas,
  2. Não pode haver apenas o momento de receber.
  3. Sem reciprocidade o Amor que se recebe se torna nulo, veja:
  4. Deus amou o mundo…. Ele tanto amou que deu o seu filho, por nossos pecados, para que fossemos livres (João 3.16);
  5. Mas se não recebemos o filho, não podemos desfrutar deste amor. (João 1.12).
  6. A falta de reciprocidade anula o ato de quem doa; invalida a bênção decorrente da doação.
  7. Não pode haver alegria sem atitude de dar e receber.

De quanto o seu casamento precisa?

form-amor7Qual a quantidade de A, de M, de O, e de R, o seu casamento precisa hoje?

form-amor8O quanto que você vai colocar de A M O R, para compor a fórmula ou receita certa para o seu casamento neste momento, dependerá de três fatores:

  1. da estação que você está vivendo;
  2. das carências não resolvidas;
  3. das necessidades percebidas.

AMOR não é uma fórmula matemática, mas uma construção única e exclusiva que precisa ser ajustada diariamente para ser eficiente e eficaz, isto é, o que funciona na hora certa, do jeito certo, para a pessoa certa.


Ministração realizada na IBI Curitiba. Se desejar conversar mais sobre este assunto, escreva um email para o pastor Elton Melo, ou pelo telegram: t.me/eltonbatistademelo   ou ainda pelo Instagram: @eltonbatistademelo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: