Tempo de restauração

6 julho, 2022
Palavras-chave: Eliseu , Geazi , restauração , sunamita
Book: 2Reis
elton-posse-rosto

Palestrante: Pr. Elton Melo

Passagem Bíblica: 2Reis 8.1-6

Vivemos num mundo dominado pelo pecado. E as suas consequências são grandes, a ponto de exigir que pessoas percam o que tem, que venha fome e outras tragédias sobre a terra e isso recai também sobre os servos de Deus. Os filhos de Deus não são imunes aos problemas do seu tempo. Abra a sua Bíblia no texto de 2Rs 8.1-6 e deixe a Palavra viva falar contigo!

1Eliseu tinha dito à mulher cujo filho ele havia ressuscitado: “Reúna sua família e mude-se para outro lugar, pois o SENHOR proclamou sobre a terra de Israel uma fome que durará sete anos”. 2A mulher seguiu a instrução do homem de Deus. Reuniu sua família e mudou-se para a terra dos filisteus, onde ficou sete anos. 3 Ao final dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e foi ao rei para reaver sua casa e suas terras.
4Quando ela chegou, o rei falava com Geazi, o servo do homem de Deus. O rei havia acabado de dizer: “Conte-me alguns dos grandes feitos de Eliseu”, 5 e Geazi lhe falava sobre a ocasião em que Eliseu havia ressuscitado um menino. Naquele exato momento, a mãe do menino entrou e apresentou ao rei sua petição para reaver a casa e as terras. “Veja, ó meu senhor, o rei!”, exclamou Geazi. “Esta é a mulher, e este é o filho dela, que Eliseu ressuscitou!” 6 “É verdade?”, perguntou o rei à mulher. E ela lhe contou o que havia acontecido. Então o rei ordenou a um de seus oficiais: “Providencie que tudo seja devolvido a ela, incluindo o valor das colheitas realizadas durante o tempo em que esteve ausente”.

Se você quer abrir oportunidades de restituições na sua vida..

1- Creia na Palavra e nos profetas de Deus – v.1,2.

1Eliseu tinha dito à mulher cujo filho ele havia ressuscitado: “Reúna sua família e mude-se para outro lugar, pois o SENHOR proclamou sobre a terra de Israel uma fome que durará sete anos”. 2A mulher seguiu a instrução do homem de Deus. Reuniu sua família e mudou-se para a terra dos filisteus, onde ficou sete anos.

A maldade de Israel foi punida com fome longa e terrível, um castigo severo de Deus com que muitas vezes ameaça a sua lei. Fome diminuiu logo Samaria com o levantamento do cerco; mas nem castigo nem fez o favor de Deus na aldeia devido impacto. Se as punições menores não levar os homens ao arrependimento, Deus vai enviar outro maior e mais longo. Esta fome continuou por sete anos, mais uma vez, como no tempo de Elias; Assim, quando os homens estão cada vez mais difícil, Deus julgamentos forno também cada vez mais quente.

Conforme anúncio iminente passou fome (v. 1 ), para que proveyese convenientemente para si e aconselhou-o a ir para outro país, seria encontrar muita coisa em qualquer outra nação que não era Israel. 2. Providência lhe proporcionava acomodações confortáveis ​​na terra dos filisteus (v. 2 ), que, embora subjugada por David, não tinha sido completamente derrotado. Parece que a fome era exclusivo para Israel, enquanto as nações vizinhas tinham riqueza, ao mesmo tempo, que claramente demonstraram a ação direta da mão de Deus na punição.

2- Perceba o tempo do retorno – v.3.

Ao final dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e foi ao rei para reaver sua casa e suas terras.

Solicite ao rei em seu retorno, para aproveitar o momento da cessação de fome. 1. Quando a fome passou, ele voltou para a terra dos filisteus (v. 3 ). 2. Ao voltar para casa e viu sua propriedade alienada, seja por confisco oficial ou roubo dos moradores. 3. Rei apelou a eles para retornar o seu.

3- Descanse, pois o Senhor já está falando sobre você – v.4,5.

4Quando ela chegou, o rei falava com Geazi, o servo do homem de Deus. O rei havia acabado de dizer: “Conte-me alguns dos grandes feitos de Eliseu”, 5 e Geazi lhe falava sobre a ocasião em que Eliseu havia ressuscitado um menino. Naquele exato momento, a mãe do menino entrou e apresentou ao rei sua petição para reaver a casa e as terras. “Veja, ó meu senhor, o rei!”, exclamou Geazi. “Esta é a mulher, e este é o filho dela, que Eliseu ressuscitou!”

Verificou-se que o rei estava falando com Geazi sobre os milagres de Eliseu (v. 4 ). Vimos que o caso de Geazi não era susceptível de privar a comunicação com os outros. 5. Esta feliz coincidência favoreceu tanto a narrativa de Geazi como ao seu pedido. (A) Feito o rei estava disposto a acreditar nos milagres de Eliseu, vendo-o confirmado em uma testemunha principais (v. 5 ): “Esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou” .

4- Deus restitui o tempo e toda alegria perdida – v.6

“É verdade?”, perguntou o rei à mulher. E ela lhe contou o que havia acontecido. Então o rei ordenou a um de seus oficiais: “Providencie que tudo seja devolvido a ela, incluindo o valor das colheitas realizadas durante o tempo em que esteve ausente”.

também predispostos a dar à mulher o que ela perguntou, como quem não estaria disposto a conceder um favor a uma pessoa que teve tão favorecido o Céu, e para fornecer o suporte para uma vida que tinha sido dado e recuperado por milagres? Tendo isto em consideração, o rei ordenou que o reembolso à propriedade, e os juros durante os sete anos havia produzido. Aqueles que possuem autoridade, não só para ter cuidado para não fazer o mal em si, mas também manter o direito daqueles que foram prejudicados de alguma forma.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: