Seja um cristão aprovado por Deus

17 maio, 2020
Book: 2Timóteo
elton-posse-rosto

Palestrante: Pr. Elton Melo

Passagem Bíblica: 2Timóteo 2.15

Introdução: No capítulo dois dessa segunda carta de Paulo a Timóteo, o experiente apóstolo usa diversas figuras de linguagens;  ele compara o servo de Deus com um soldado dedicado, o atleta sujeito às regras, e o lavrador diligente.

Aqui Paulo nos fala sobre as marcas deste homem, aprovado por Deus. Afinal, quem aqui já se alegrou com alguma desaprovação? nós estamos sempre buscando a aprovação, seja no nosso estudo, no nosso trabalho, pelos nossos clientes, amigos, filhos, cônjuge. Mas em relação a Deus, também buscamos essa aprovação?

O que nos adiantaria ser aprovados pelo mundo inteiro, e no final, sermos reprovados por Deus?

A palavra grega aqui para aprovado é dokimos, palavra que se refere ao ouro que passa pelo fogo e é purificado. Também a uma pedra que era cortada e aprovada para servir na construção de um edifício. Uma pedra rejeitada recebia um carimbo de um grande A de Adokimastos, que significava reprovada.

Deus quer nos usar e diante disso precisamos agradar aquele que nos chamou! O versículo que nós lemos, apesar de ser curto, nos apresenta algumas dessas marcas de um Homem aprovado por Deus.

1 – Ele se entrega totalmente a Deus.

“Procura apresentar-te a Deus …”

A palavra grega para apresentar-se é parastesai, e a ideia é exatamente alguém que se apresenta para o serviço. Quando vivemos uma vida de total entrega temos um diálogo estreito com Deus, o que acontece de duas maneiras:

  1. Deus fala conosco pela sua Palavra (2Tm 3.16).
  2. Nós falamos com Ele pela oração (Ef 6.18).

2 – Ele glorifica a Deus com a sua vida.

“… que não tem de que se envergonhar …”

O Homem de Deus glorifica ao Pai quando:

  1. Seu testemunho é de alguém transformado pelo poder do Evangelho (At 1.8).
  2. Quando deseja fazer unicamente a vontade do Pai (Jo 6.38)
  3. Quando demonstra perseverança (Tg 1.2-4).

3 – Ele serve a Deus com excelência.

“… que maneja bem a palavra da verdade”.

A palavra grega utilizada aqui para manejar significa cortar em linha reta.

  1. Ele se aplica no conhecimento. (2Tm 4.13)
  2. Ele se aplica ao estudo da Palavra (Sl 119.97-112).
  3. Ele faz o seu melhor (2 Sm 24.24)

Conclusão: Podemos fazer diferença no mundo, se estivermos no centro da vontade de Deus, numa entrega total a Ele, vivendo para a sua glória e servindo a ele com o melhor que temos, com excelência! Que almejemos ouvir naquele dia as mais belas palavras do Mestre: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor” Mateus 25.21.


Leia mais sobre a Campanha de jejum e OraçãoMinistração realizada na IBI Curitiba. Se desejar conversar mais sobre este assunto, escreva um email para o pastor Elton Melo, ou pelo telegram: t.me/eltonbatistademelo   ou ainda pelo Instagram: @eltonbatistademelo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: