O Tratamento de Deus com seu povo

  • 02/01/2005

Amados, Ezequiel é o profeta do exílio. Ele e o seu povo estão vivendo um tempo difícil, estão no cativeiro babilônico. Isso acontece por volta de 6 séculos AC. Este capítulo fala do amor de Deus restaurando o seu povo.

Leitura: Ezequiel 47.1-12

1 O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar. 2 Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul. 3 O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. 4 Ele mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que chegava ao joelho. 5 Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. 6 Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto? ” Levou-me então de volta à margem do rio. 7 Quando ali cheguei, vi muitas árvores em cada lado do rio. 8 Ele me disse: “Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali será saneada. 9 Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá. 10 Pescadores estarão ao longo do litoral; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá locais próprios para estender as redes. Os peixes serão de muitos tipos, como os peixes do mar Grande. 11 Mas os charcos e os pântanos não ficarão saneados; serão deixados para o sal. 12 Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida, e suas folhas de remédio”.

1- DEUS TRATA CONOSCO

A expressão medir aparece nos versículos 3,4 e 5, em um total de 5 vezes;·  Medir é conferir, é verificar com exatidão, é o mesmo que pesar;·  Deus, hoje está medindo a Igreja, medindo os obreiros, medindo os cristãos;·  Como estamos na medida de Deus? O que acontece com os pais quando seus filhos não são encontrados na medida certa?

2- DEUS TEM UM SEGREDO

De onde, de que lugar, onde esta a nascente deste rio? Olhemos o v.1 – “debaixo do limiar” – do altar; O que é altar? Consagração, entrega, submissão, renúncia, obediência, oração;·  É preciso permitir e caminhar com Deus para ele aprofundar os relacionamentos;·  Será que nós estamos dispostos, prontos a ficar neste altar?

  1. Há um altar no nosso lar? Em nossa Igreja? Em nossa Vida?
  2. Quanto tempo gastamos no altar?

3- DEUS OFERECE-NOS OPORTUNIDADES

O texto fala de um rio; a expressão “rio” aparece nos versículos 5, 6, 7, 9, 12, totalizando 5 vezes; gradativamente vai aumentado em profundidade e largura. – deságua no mar morto·  O que acontece por onde passa esse rio?

  1. SAÚDE – nos versículos 8, 9, e 11 aparece 3 vezes a expressão “saudável”, e no versículo 12, a expressão “saúde”;
  2. PROSPERIDADE, ABUNDÂNCIA, FARTURA (v. 9,10) – haverá muitíssimo peixe… em multidão excessiva.
  3. VIDA. O v. 9 por 2 vezes afirma que “tudo viverá por onde quer que passe esse rio”; – vei ter gente levando vida a outras pessoas. – A VIDA QUE CRISTO OFERECE O MUNDO NÃO PODE LHE DAR!
  4. BELEZA – ornamento, sombra, abrigo, descanso;
  5. PROMESSA – Deus quer que a nossa vida seja assim, como no v. 12.·

Que maravilha quando as nossas vidas estiverem em conformidade com o que diz este versículo!·    Como é o rosto, a casa da Igreja, dos filhos de Deus (Efésios 5.27) “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.·  Deus está permitindo que esse rio passe pela vida da Igreja, dos lares de cada pessoa. Esse rio, hoje, está passando por você.·  Essa água viva é o Espírito Santo e as bênçãos da vida que ele veio trazer  – João 7.38 diz: “quem crê em mim, como diz a Excritura, rios de água viva correrão do seu ventre”.

Objetivo: MAS O POVO QUE CONHECE AO SEU DEUS SE TORNARÁ FORTE, E FARÁ PROEZAS (Daniel 11.32b)

Conclusão

Tudo o que Deus quer e requer de nós é nos disponhamos a entrar no rio da sua graça. A água significa pureza, limpeza, cura, vida do Espírito Santo em nós. Não queremos água somente pelos artelhos, pelos joelhos, pelos lombos. Queremos mergulhar nos rios do Senhor.

Oração: “Senhor, erramos ao caminhar contigo apenas na superficialidade. Temos nos contentado com tão pouco do Senhor, que a nossa visa expressa isso. Reconhecemos que as nossas dificuldades, crises, doenças e aflições, estão sobre nossas vidas porque temos falhado no relacionamento contigo. Vem agora, Senhor, e leva-nos a experimentar um relacionamento mais próximo e profundo da tua presença em nós.”

Ministração da Ceia do Senhor

Ceia do Senhor: Mateus 26.26-28 ¶ Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27  A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; 28  porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. 29  E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.

Hoje é noite de conserto, diante de Deus. O que passou, passou. Faça nesta hora, um propósito firme com o Senhor e buscá-lo e submeter sua vida ao total controle Dele. Aqueles que foram comprados pelo sangue do cordeiro, são dele e têm a vida de Jesus vivendo em seu coração. Ele te capacitará para viver uma vida cristã digna, saudável, próspera e vitoriosa.

 Ministração dos Dízimos e Oferta

Prov. 11.24 – A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.Provérbios 11:24 ¶ Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda.Provérbios 11:24 ¶ Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres.

Autor: Elton Melo