Como dar a Deus o que ele mais quer

  • 10/09/2023

O que realmente Deus quer de mim?

Como eu entrego isso a Ele? Essas são duas perguntas que todos nós precisamos parar, meditar e responder. A resposta é mais simples que imaginamos. Abra comigo sua bíblia em Romanos 12.1, onde lemos:

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. (NVI)

Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. (NVT).

Portanto, com a ajuda de Deus, quero que vocês façam o seguinte: entreguem a vida cotidiana — dormir, comer, trabalhar, passear — a Deus como se fosse uma oferta. Receber o que Deus fez por vocês é o melhor que podem fazer por ele. (MSG).

Há um grande conflito no coração humano. Amamos a Deus, somos gratos pelos seus feitos na cruz do calvário para nos salvar dos nossos pecados, mas temos dificuldade de entregar-se completamente a Ele. De onde vem este conflito? Como a nossa mente racional pode entender o que Deus espera de nós e, assim voluntariamente se entregar para ser este sacrifício vivo?

Você precisa compreender que antes da conversão, nós éramos inimigos declarados de Deus. A conversão nos trouxe para perto Dele. Mas, pense comigo: quando um inimigo é aprisionado, ele pode não se render, ou seja, ele vai fazer de tudo para ser “livre” novamente. Quanto mais resistimos ao que nos prende, mais difícil fica a vida na “prisão”. E, talvez, para muitos crentes e descrentes, a Igreja se pareça com uma prisão, cheia de regras do não pode isso, não pode aquilo. Quando a nossa vida cristã se transforma na nossa prisão, tendemos a ver as coisas com um conceito errado e nos tornamos crentes carnais e hipócritas tendo uma visão distorcida de Deus e nosso relacionamento com Ele.

Como você está se sentindo na vida cristã? Quais são os seus medos, suas lutas interiores, seus desejos fora da vontade de Deus? Tenha a certeza que Ele compreende bem seu pensamento e as estórias que você conta para você mesmo, para tentar sair da “prisão”. No entanto, só há um caminho para resolver este conflito: render-se completamente a Deus. Se isto é tão simples, por que não fazemos? Por que é tão difícil render-se a Deus?  

Para se entregar completamente a Deus….

1- MUDE SUA PERSPECTIVA DE RENDIÇÃO POR COMPROMISSO TOTAL.

Jesus nos conta duas pequenas estórias, numa parábola, para tentar nos incentivar compreender seu propósito para nós.

44 “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. 45 “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou”. (Mateus 13.44-46 – NVI)

O conceito de rendição não funciona, para nós adequadamente, porque é um termo negativo, que na nossa mente impõe a palavra perda. Nestas duas pequenas estórias, Jesus nos conta de alguém que fez um sacrifício para obter algo melhor, maior. E é com base nesta perspectiva que Deus espera que entendemos o seu propósito para cada um de nós.

Quando trocamos a ideia de rendição por compromisso total,  estamos mudando o foco da atitude de obedecer por obedecer, para gratidão que emana pelo que Ele fez por mim. Rendição é um conceito de perda (o que você tem que abrir mão); comprometimento total é um conceito de ganho (o que eu ganho com isso). Muitos cristãos estão paralisados diante desta decisão. E ela é a mesma para todos os que desejam seguir a Cristo.

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Mateus 16.24 NVI)

Somente quando somos capazes de entregar voluntariamente toda a nossa vida a Cristo, é que seremos capazes de experimentar tudo o que Ele planejou para nós. (Chio Ingram – Living on the Edge)

Para se entregar completamente a Deus….

2- ASSUMA UM COMPROMISSO TOTAL POR TODA A SUA VIDA.

O dicionário Webster define a ideia de compromisso total como: “alinhamento dos motivos, dos recursos, das prioridades e metas de cada um para cumprir uma missão específica, realizar uma tarefa específica ou seguir uma pessoa específica”.

Portanto, fica muito mais claro agora o conceito de compromisso total, como entrega absoluta. significa o alinhamento perfeito da sua vontade, das suas emoções, dos seus bens, dos seus relacionamento e torno de uma pessoa, objeto ou causa: em romanos 12.1, Deus nos ordena oferecer nossos corpos (nós mesmos) como um sacrifício vivo. Em outras palavras, o texto bíblico está nos dizendo que a adoração aceitável a Ele começa com o ato de entrega absoluta.

Talvez você possa estar pensando, agora: “mas é um preço muito alto?”, ou sua mente pode pensar: “eu nunca conseguiria fazer isso”. e sabe por que você está pensando assim? Porque temos uma visão distorcida de Deus. Nós sabemos que a vontade de Deus para nós é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2). E o Apóstolo paulo apela, neste momento, que façamos esta escolha de forma racional e não emocional. Ele está dizendo para você parar de olhar para o quando perde, e a olhar para o quanto ganha. Portanto, não se trata de abnegação, mas de lógica e bom senso. “Não é sobre o tanto que você perde; é sobre o quanto você ganha”. O problema está na nossa mente e precisa ser resolvido.

Você acredita que Deus é bom? Que a vontade Dele é melhor que a sua vontade? Veja se este versículo ajuda você em sua decisão hoje: 

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? (Romanos 8.32 – NVI).

O que aconteceria em sua vida agora, se você realmente acreditasse na Bíblia, nas palavras de Jesus? Você entende que Deus está a seu favor e não contra você? Ele entende os seus desejos mais profundos e seus medos mais ocultos! Mas até que você consiga ver Deus como um amigo generoso e gentil, você terá dificuldade de se entregar no altar, você dará apenas restos, algo que não lhe custe muito, sua adoração será pela metade e, pior, insincera, falsa. E por isso mesmo, inútil, não será recebida por Deus.

Conclusão

O que realmente Deus quer de mim? Como eu entrego isso a Ele? Essas são duas perguntas que todos nós precisamos parar, meditar e responder. A resposta é mais simples que imaginamos: Deus quer a mim, e não as coisas que eu tenha, possua ou meus dons e talentos.

Você quer se entregar a Ele nesta noite, ou quer voltar para a sua casa com mais algumas dúvidas? Quero que você nesta semana medite todos os dias nas preciosas verdades de Romanos 8.32 e, se for necessário, faça a oração daquele homem que se aproximou de Jesus e pediu-lhe que o ajudasse na sua incredulidade (Marcos 9.24). Peça que Jesus o ajude a confiar Nele e a enxergar o Pai com a precisão correta de quem ELE de fato é.

Perguntas para a célula:

  1. Como você entendia os conceitos de RENDIÇÃO e COMPROMISSO TOTAL no passado?
  2. Escreva as duas principais barreiras (medos) que o impedem de se comprometer totalmente com Jesus Cristo.
  3. Diga ao Senhor todas as coisas que você teme perder, caso lhe entregue tudo em total compromisso com ELE.
  4. O que Deus precisaria fazer para convencê-lo de que ele deseja dar o melhor para a sua vida? Leia e reescreva estes dois versículos: Romanos 8.32 e Salmo 37.4.
  5. Faça uma oração sincera com a disposição de se comprometer totalmente com ELE pelo resto da sua vida!
Autor: Elton Melo