Uma decisão que muda a vida

  • 28/06/2023

Queridos, eu quero ministrar ao seu coração nesta noite, uma passagem da palavra de Deus, que fala a respeito desta música que nós cantamos agora a pouco (Senhor te quero – Vineyard). Esta música diz que nós temos que prosseguir para o alvo, nós temos que alcançar aquilo que o Senhor tem para nós. Mas o que Deus tem para nós nunca está no passado, sempre está para frente! Diga: “o que Deus tem para minha vida, não está no passado, está naquilo que eu ainda não vivi”. O que significa isso?

Eu estava meditando, hoje, na experiência dos nossos amados, dessas duas famílias de venezuelanos que estão conosco, que largaram a sua família, a sua parentela, a sua casa, o pouco que tinham – mas tinha alguma coisa, para vir morar nesta cidade. (Esse foi o segundo culto onde recebemos duas famílias de venezuelanos, que vieram morar em Curitiba, famílias Chacón e Garcia).

Eu não sei se eles têm noção de onde é que eles estão. Acho que eles não olharam no mapa ainda para ver onde é que eles estão. Se já olharam no mapa, perceberam que não dá para ir a pé de volta para Venezuela. Quer dizer, dá né, dá para ir, mas que vai levar uns 90 dias para chegar lá. É longe. Dá para voltar de carro? Dá também, mas dá mais de 6.000 km, talvez até um pouco, quase 7 mil km dependendo de que cidade moravam, principalmente, os que moravam lá perto da praia, lá no mar do Caribe. Dá para ir de avião também, mas tem que juntar aí pelo menos uns 7, 8 mil reais por pessoa para pagar passagem aérea.

Quando a gente foi morar lá no Espírito Santo a gente saiu de uma cidadezinha lá do interior do Paraná chamado Pato Branco e a gente foi morar em Vitória no Espírito Santo, que é dentro do Brasil mas dá 2.000 km de distância e a gente não tinha recursos e meios para poder sair de lá, então já fiquei pensando um pouquinho sobre isso, meditando um pouco sobre essas situações da vida, que muitas vezes Deus nos impulsiona a mudanças em nossas vidas e Deus nos dá oportunidades.

E eu quero falar com você nesta noite um pouco sobre essas oportunidades que Deus nos abre. Você sabe que Deus é um Deus de oportunidade, amém queridos? Não importa quantos erros nós temos no passado; não importa quantas dificuldades nós passamos no passado. Deus sempre vai nos dar oportunidades para as coisas novas que estão adiante de nós, mas há um segredo para a gente aproveitar essas oportunidades que Deus nos abre.

Esqueça as coisas que ficaram para trás

A primeira noção que nós precisamos compreender é que se nós queremos aproveitar as coisas novas que Deus tem para nós, nós precisamos nos esquecer das coisas que ficaram para trás. Não é o texto que eu vou ministrar, mas em Filipenses o apóstolo Paulo fala a respeito de “esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo para aquelas que estão adiante de mim, para o alvo da soberana vocação, para o prêmio que ele tem para minha vida”.

O prêmio nunca está no passado. O prêmio sempre está no futuro.

O prêmio sempre está naquilo que nós não vivemos e Deus sempre vai desafiar o seu povo para andar por caminhos que eles nunca andaram. Mesmo que você passe a vida toda morando na mesma cidade, na mesma casa, no mesmo bairro, mesmo que você seja a pessoa que talvez nunca foi do outro lado da cidade. E nós moramos numa cidadezinha pequena, que é Vitória, é uma ilha e nós encontramos ali pessoas que moravam de um lado da ilha e que nunca tinham ido do outro lado da Ilha. Pensa num negócio desse?

Essas pessoas que ficam acomodadas no passado, acomodadas no seu canto, elas dificilmente vão experimentar coisas novas. Por que? Porque o comodismo impede a gente de viver as coisas novas de Deus. Então Deus não quer que nós fiquemos presos nas coisas do passado na nossa vida, sejam elas coisas boas sejam coisas ruins.

Deus quer que a gente possa viver o presente, onde Ele nos coloca para que a gente possa crescer. Para que a gente possa ser, como se fosse uma planta, que é plantada num lugar novo, num vaso novo, e essa planta possa crescer e florescer, produzir frutos. Se a gente é plantado no lugar e a gente olha para frente, a gente vai produzir frutos. Mas se a gente está plantado no lugar e vive com a cabeça no passado, vive olhando para as coisas que nós não temos mais, a gente não produz fruto.

A gente nunca consegue andar para frente e enxergar as coisas que Deus tem, se a gente ficar preso no passado. Então o passado na nossa vida tem que ser apenas uma lembrança. Passado na nossa vida não é um lugar para visitar; é apenas uma lembrança de onde viemos e de como chegamos até aqui. Mas o segredo da vida cristã é viver este dia olhando para o prêmio que Deus tem para nós, que está diante de nós. As pessoas que ficam presas no passado, nunca vão aproveitar o presente e nunca vão aproveitar as oportunidades que Deus vai fazer lá na frente, na vida delas.

Conheça Hobabe

Então, quero ministrar o seu coração. Abra sua Bíblia. No Antigo Testamento tem uma história muito interessante, que está registrada em Números no capítulo 10, versículo 29. Esta é uma palavra que eu espero que estimule o seu coração nesta noite. Quem sabe você entrou, nesta noite, neste lugar, e o seu coração tem medo do futuro, seja porque você levou muitas pedradas no passado, seja porque você teve muitas decepções, seja porque na sua vida, no passado, você viveu momentos que você não quer novamente viver, seja quais forem os seus motivos para você viver no passado, Deus quer te fazer um convite, para que você possa olhar para o futuro, você possa viver o que Ele tem para sua vida. E esta passagem ilustra exatamente isso que eu quero ministrar ao seu coração.

Lá em Números no capítulo 10, versículo 29, registra esta história: “Disse então Moisés a Hobabe, filho de Ruel o midianita sogro de Moisés”. Então Moisés está conversando com um parente dele. Esse Hobabe, na verdade, é o cunhado de Moisés, ele é irmão de Zípora que era esposa de Moisés. Ele era filho de Reuel, que era o sogro de Moisés e ele vai, ele sai do deserto onde ele está, e ele vai até onde está Moisés e o povo de Deus no começo da caminhada rumo a Canaã. Estão indo para Canaã, a terra da Promessa. Estão indo para o lugar onde Deus quer estabelecer o seu povo, Deus vai fazer manar leite e mel, Deus vai abençoar as suas vidas. Eles estão a caminho de uma jornada bem sucedida de um lugar próspero, de um lugar abençoado, onde Deus quer abençoar a vida deles.

Então, esse homem chamado Hobabe, ele se encontra com Moisés e todo aquele povo no deserto. Eles estão no deserto, mas eles não pertencem ao deserto. A gente precisa aprender este conceito. E, na nossa vida, muitas vezes, nós vamos nos encontrar no deserto da vida. Deserto é quando você está numa situação em que você olha o seu redor e você não consegue enxergar nada além da mesmice das coisas. Um dia igual ao outro, um dia igual ao outro e as coisas não mudam, é um deserto. Toda vez que um crente fala: “eu estou no deserto”, a gente sabe o que que isso significa, não é verdade? A gente sabe que o deserto é um lugar onde nós não temos uma sustentação, é um lugar onde a gente tem uma aridez em volta de nós, é um lugar onde as coisas não acontecem de formas diferentes. Deserto é um momento de paradeira, deserto é o momento em que muitas coisas passam devagar, mas o deserto é um lugar que é transitório. E somente aqueles que compreendem que o deserto é transitório, conseguem passar pelo deserto. Porque aqueles que não compreendem que o deserto é transitório, eles vão se acomodar ao deserto e ficam no deserto.

O deserto não é o nosso lugar

Nós precisamos aprender que nós até passamos por desertos em nossa vida, mas o nosso lugar não é o deserto. Deus não nos chamou para o deserto. Deus o chama para Canaã. Deus nos chama para a terra da promessa. Deus nos chama para a terra da bênção. Deus nos chama para oportunidade das bênçãos Dele na nossa vida. Então, se nós queremos experimentar o que Deus tem para nós, nós precisamos abrir o nosso coração, abrir a nossa mente, para que a gente possa passar pelo deserto, não ficar preso e parado no deserto e a gente possa avançar para as coisas que estão adiante de nós.

Nós temos aqui o um irmão que também que largou tudo lá em Maringá para vir para Curitiba em busca de uma promessa de Deus para a vida dele. Não é o dinheiro, não é o recurso, não é a cidade, é a promessa. O que impulsiona uma pessoa sair do deserto é a promessa que Deus colocou no seu coração e se você mantiver esta promessa viva na sua vida esta promessa viva na sua mente e você for ousado para caminhar no deserto mesmo em meio às lutas e dificuldades, mas confiando no Deus que chamou o seu coração, que impulsiona a sua mente para as coisas que estão à frente de você, você vai sair do deserto, você vai alcançar a promessa de Deus e você vai viver tudo aquilo que Deus tem para sua vida no seu tempo, amém queridos?

Talvez muitas pessoas possam olhar para frente e elas possam não entender o momento e a realidade que elas estão vivendo, elas não conseguem desfrutar daquele processo que Deus está trabalhando na vida delas e não conseguem compreender que Deus está neste tempo operando algo nas suas vidas para aquilo que Deus quer usar num tempo futuro. Deus me preparou para chegar até aqui e Deus está me preparando para outras coisas que virão à frente na nossa caminhada.

Então este homem vai se encontrar com Moisés e toda aquele aquele grupo de homens e Moisés disse para ele, olha o versículo 29, “nós caminhamos para aquele lugar que o Senhor disse vo-lo darei”. Então Moisés sabe que ele está no deserto, mas ele também sabe que o lugar dele não é no deserto. Ele sabe para onde ele está indo. Quem sabe, querido e querida, você talvez esteja no deserto, mas não tem claro no seu coração para onde você está indo e se você não tiver claro no seu coração para onde Deus está impulsionando a sua vida, você corre o risco de ficar preso no deserto.

Nós precisamos olhar para as realidades do deserto da nossa vida e nós precisamos perceber que Deus está movendo circunstâncias. Deus está movendo coisas ao nosso redor, mas o propósito de Deus, é nos tirar do deserto e nos levar para outras situações onde ele tem preparado para nós, amém? Deus sempre tem algo melhor. Deus sempre tem algo a mais porque a Bíblia diz em Efésios que Ele sempre faz mais do que pedimos ou pensamos. Deus nunca faz menos do que pedimos ou pensamos. Deus não é miserável. Deus é benevolente. Deus é um Deus majestoso. Deus é um Deus abundante, por isso ele sempre fará mais do que pedimos ou pensamos.

Então, se nós sabemos que o nosso lugar não é o deserto, se nós sabemos que nós estamos de transição, passando pelo deserto, mas o nosso lugar, a nossa promessa está diante de nós, se nós sabemos que o nosso Deus está presente conosco no deserto, para nos fazer caminhar para as coisas que estão diante de nós, e que ele sempre faz mais do que pedimos ou pensamos, por que que muitos de nós paramos na caminhada? Por que que muitos de nós ficamos amedrontados diante dos problemas? Por que muitos de nós queremos voltar para trás? Talvez, essa seja a maior dificuldade da vida do ser humano.

O ser humano, quando não tem uma visão dada por Deus para sua vida, quando não tem intimidade e relacionamento com Deus para entender como Deus está movendo seus passos, ele corre o risco de ficar preso no passado ou até mesmo de se perder no deserto.

Um convite especial

Então, Moisés faz um convite a este homem chamado Hobabe. Ele diz assim: “nós estamos caminhando para aquele lugar que o Senhor nos disse eu vou dar este lugar a vocês”. E Moisés disse então: “Venha conosco, venha conosco, nós te faremos bem; venha caminhar com a gente, vamos caminhar neste propósito, porque nós te faremos bem, porque o Senhor falou bem sobre Israel”.

Deus fala bem sobre você. Talvez você não mereça, talvez eu não mereço, talvez eu olhando para dentro de mim eu não vejo o que Deus possa falar bem, mas Deus fala bem sobre você. Quando Deus olha para você, ele não olha para os seus defeitos, para suas falhas ou para suas imperfeições. Ele olha para o sangue de Jesus aplicado sobre a sua vida, ele olha para aquele preço pago na cruz do Calvário através de Cristo, para que você fosse uma nova criatura.

Deus não olha para as coisas erradas que fizemos do passado e nos pune no presente. Deus olha para as coisas erradas que fizemos do passado, trabalha na nossa vida no presente, para nos transformar a sua imagem e semelhança a estatura de Cristo para que nós possamos acançar aquilo que ele tem de propósito na nossa vida.

Então Moisés faz um grande convite a este homem. E Moisés diz: “o Senhor falou bem sobre Israel”. Por que Moisés faz questão de falar que o Senhor falou bem sobre Israel? Porque Israel não era essas coisas não. O povo de Israel era mais ou menos um pouquinho parecido com a gente. Um dia a gente quer alcançar uma grande promessa a gente ora, jejua, busca a Deus, daqui a pouco a gente desacorçoou a senta no banco, começa a chorar, um dia a gente quer uma coisa, um dia a gente quer outra, a gente é volúvel demais, o nosso pensamento varia demais, e aí a gente é muitas vezes fica chorando, prostrado, chorando, um dia a gente é o herói da fé, é o campeão da Fé, outro dia a gente é o pior dos pecadores, e assim a gente vai navegando.

Mas Deus, quando olha para mim e olha para você, Deus acredita em nós. Eu ouvi uma definição interessante de fé outro dia, que “fé não é a gente acreditar no que Deus pode, porque acreditar no que Deus pode é fácil; o difícil é Deus acreditar no que nós não acreditamos”. O difícil é Deus acreditar em nós e Deus acredita em você. Deus está chamando você para grande coisa, para grandes obras, Deus está chamando você para constituir uma família, Deus está chamando você para constituir um negócio, Deus está chamando você para empreender algo. Deus está chamando você para viver algo novo. E ele faz isso porque acredita em você. Talvez você não acredita em você, talvez os seus pais não acreditaram em você, talvez a sua família não acreditou em você, mas Deus acredita em você, amém queridos? Deus acredita em você!

Por que que Ele acredita em você? Porque Ele te criou e a Bíblia diz que ele te criou pouco menor do que os anjos, ele colocou sobre você a essência da vida eterna, ele colocou sobre você o desejo de alcançar tudo aquilo que ele tem para sua vida. O homem, o ser humano, é impulsionado por seus desejos. São os desejos do nosso coração que Deus coloca em nós que nos impulsionam para as coisas que estão diante de nós, mesmo que muitas vezes saibamos que elas são difíceis!

É interessante isso né? Alguns têm medo de casamento. Mas Deus cria uma química tão profunda, que faz um homem e uma moça se apaixonarem para se casarem. Porque Deus sabe que se não tiver paixão não casa, se não tiver fogo não casa, se não tiver aquele aquele bater, aquele coração acelerado, não casa. Deus faz isso e a gente casa mesmo sabendo de todas as dificuldades de um casamento. A gente casa, porque a gente acredita naquilo que Deus está impulsionando a nossa vida.

E na vida cristã é a mesma coisa. Se você quer alcançar as coisas que Deus tem para sua vida, para frente, você precisa abrir o seu coração para viver as coisas novas de Deus, porque senão você vai ficar preso no passado. Então Deus está falando conosco nesta noite queridos a respeito de nós entendermos que o Senhor está nos impulsionando para as coisas que estão diante de nós.

Decidir é a questão

Agora, tem um segredo aqui: o segredo está lá no versículo 30. Qual foi a resposta de Hobabe ao convite de Moisés? “Porém ele lhe disse: não irei, antes irei à minha terra e a minha parentela”. Sabe o que que esse rapaz disse? A proposta é boa, o sonho é interessante, a visão de Deus é maravilhosa, mas eu vou voltar para trás. Eu vou voltar para o caminho da onde eu saí, eu vou voltar para minha casa, para minha parentela, eu vou voltar para minha zona de conforto, eu vou voltar para as minhas negações, eu vou voltar para as coisas que eu já vivi, eu não vou me aventurar as coisas novas.

Deus sabe, queridos, e aqui nós temos um casal amável, maravilhoso e outros também, que já passaram pela experiência de um segundo casamento, das dificuldades de romper o primeiro casamento, das decepções que enfrentaram no primeiro casamento. No primeiro relacionamento, seja muitas vezes por desconhecimento, seja muitas vezes por ignorância, seja muitas vezes por não saber lidar com a realidade da nossa vida. Não importa muito a razão.

E depois, quando surge a oportunidade novamente, muitos de vocês sempre ficam com um pezinho atrás. Será que vai dar certo? Será que não vai dar errado de novo? Será que não vai repetir o mesmo erro do passado? Será que não vou chorar de novo as mesmas lágrimas que eu já chorei? Então, todos nós, de alguma forma, temos medos e não pensa você que é essa é uma decisão que impacta o nosso coração só no aspecto do casamento. Para todas as coisas.

É fácil deixar a igreja que tava lá organizada que tinha aquele povo que era tudo amigo tudo que a gente conhecia que a gente formou como membro da igreja era tudo assim tudo amável beijinho para cá beijinho para lá de vez em quando eu tinha algumas coisinhas diferentes mas era beijinho, beijinho, amava todo mundo. Vir para uma igreja diferente numa cidade diferente, assumir uma outra igreja, viver uma nova realidade, tem os seus medos.

Supere seus medos

Eu quero que você compreenda que essas questões fazem parte da nossa vida. Sempre vai ter medo, sempre vai ter um medinho em nós, sempre vai ter algo que a gente possa parar e pensar. Mas isso não é ruim, isso é bom; sabe por que é bom? Porque faz com que a gente aprenda a observar o tempo e a gente aprenda a entender o tempo de Deus abrir as portas que nós precisamos que Ele abra. Significa que a gente vai confiar no Senhor na caminhada, para que a gente possa alcançar aquilo que Ele tem para nós, não na nossa força nem na nossa capacidade, ou seja confiança, não é no que eu sou capaz, não é no que eu consigo, não é o que eu tenho condições, mas é não recurso dele, no tempo dele, na direção dele, na visão dele para minha vida.

As pessoas que se entregam para Deus, as pessoas que se entregam para o Senhor, nas suas caminhadas, podem ter a certeza de que vão enfrentar sim algumas lutas e dificuldades. Mas acima de tudo elas vão contar com a presença do Senhor das suas vidas e quando os dias maus vierem, a presença do Senhor está sobre a vida delas e elas vão lidar com cada problema que vai aparecer na caminhada. Elas não vão ficar presas naqueles problemas, elas vão lidar com a circunstâncias, e elas vão avançar, resolver e alcançar aquilo que Deus tem para elas.

Se a gente tiver esta visão, de que a gente depende de Deus, ou seja, Deus nos fez um convite, nós dependemos dele e nós nos lançamos nele, a gente passa por qualquer circunstância. A gente aprende a lidar com o outro, a gente aprende a lidar com os problemas da vida, a gente aprende a lidar com toda e qualquer circunstância que acontecer no nosso caminho.

Então, se Deus coloca uma dificuldade na sua vida, por algum motivo Deus está trabalhando em você. O problema de Deus, a questão que Deus quer trabalhar, não é provar que você não pode. Deus está provando para você que você pode. Deus nunca vai colocar um problema na sua vida que você não tenha dele a capacidade para resolver. Deus nunca vai permitir que você enfrente uma situação maior do que você pode resolver. As pedrinhas que você vai encontrar amanhã na sua caminhada, são pedras que você pode resolver, são problemas que você pode resolver as que virão depois em outro tempo, também são problemas que você pode resolver. Então, Deus está dizendo para você: confia em mim na caminhada porque eu quero te levar ao destino, que eu coloquei no seu coração.

Confiar em Deus é uma decisão

Olha o que diz Filipenses no capítulo 2 do versículo 13 “porque é ele quem efetua em nós, é ele quem coloca em nós, desenvolve em nós o querer e o realizar”. Ou seja, é Deus que coloca um sonho, é Deus quem coloca um projeto, é Deus quem coloca uma visão no nosso coração e é ele mesmo quem nos capacita para viver todas essas coisas. Por isso, você pode se lançar neste convite de Deus para sua vida, você pode se lançar completamente naquilo que Deus está impulsionando a sua vida porque ele prometeu lá em Hebreus no capítulo 13 no versículo 5 ele diz assim: “nunca jamais vos deixarei jamais vos abandonarei”.

Deus não chama a gente para caminhar com ele e deixar a gente pelo caminho. Deus nunca deixou ninguém pelo caminho. Nunca na Bíblia, nenhuma pessoa morreu antes da promessa ser cumprida na sua vida. Pelo menos os que foram fiéis ao Senhor. Quem é infiel morre com promessa não cumprida, mas quem confia em Deus e quem coloca Deus em primeiro lugar na sua caminhada, nunca vai morrer antes da hora, nunca vai morrer com promessas sem ser cumpridas, por que? Porque Deus é fiel! Quando ele promete algo para nós. Mesmo Abraão e José, que morreram antes da promessa ser cumprida, tinham a convição que no mundo espiritual esta promessa já estava para se cumprir.

Deus não promete para você alguma coisa para ver se você vai alcançar! Tudo que Deus promete para você, é porque ele tem convicção de que você pode alcançar, é porque ele pode alcançar por você. Deus não promete algo para nós, e nós somos assim né? Às vezes a gente promete alguma coisa para alguém, que nós mesmos não temos capacidade de fazer, já passaram por isso? Sim ou não? Aí a esposa fala: como você prometeu isso? Você não tem, você não tem recurso, não tem aquilo. Ah depois eu dou um jeito. A gente não faz assim de vez em quando? Pode confessar o pecado.

Deus é fiel

Mas Deus nunca faz assim! Se Deus prometer algo para você é porque todo o recurso necessário para aquilo que ele prometeu está pronto, nem que esta promessa de Deus demore 30, 40, 50 anos para se cumprir. Ela tá pronta! Deus não promete para ver como vai dar um jeito de fazer, ele promete porque já tá pronto. Agora o que é que atrasa a caminhada, o que que atrasa a nossa chegada, é a nossa inconsistência, são as nossas dúvidas, são as nossas incertezas e não nos lançarmos daquilo que Deus quer para nós, é confiar em nós mesmos para alcançar o resultado.

E a Bíblia diz que maldito é o homem que confia no homem, porque ele está fazendo do seu braço de carne o seu Deus, ele está confiando nele mesmo para resolver um problema que para o qual ele não tem capacidade. Mas se eu confio em Deus é diferente, porque ao confiar em Deus eu vou experimentar aquilo que Deus tem para minha vida.

Então, Moisés ouve essa resposta do seu cunhado:”ele diz não irei antes irei a minha terra e a minha parentela”. Mas Moisés insiste. No versículo 31 diz “ora não nos deixe porque tu sabes que nós não estamos alojados no deserto não nos deixe. O que Moisés está dizendo é o seguinte: “você conhece deserto melhor do que nós, a gente até ontem, a gente morava no Egito. A gente tinha uma cama para dormir, a gente tinha uma casa, tá certo que a gente apanhava bastante lá, mas tinha alho, tinha cebola, a gente tava bem e agora nós estamos no deserto. Quem melhor do que você que já tá no deserto, que vive no deserto, para nos ajudar?

Você tem valor ao projeto de Deus

Sabe o que Deus está dizendo para você? Deus está dizendo para você não se sentir inútil. Porque você é útil no reino dele. Você tem utilidade para Deus, você é útil para o seu irmão que está ao seu lado, você é útil na igreja, você é útil na caminhada,você é útil no destino que Deus tem para sua vida. Deus está dizendo para mim e para você que quando ele coloca a gente para caminhar junto com outras pessoas da mesma fé, que creem no mesmo Deus que estão na mesma caminhada, que estão alcançando aquilo que está diante deles, Deus está dizendo assim: lá todo mundo pode ser benção, lá todo mundo pode ser útil, amém queridos?

E por que é que a gente, de vez em quando, se olha no espelho e fala: “eu sou um traste, eu não valho nada, eu não vale o pão que como, por que que a gente às vezes se deixa invadir o nosso coração por um sentimento que é errado; um sentimento de que nós servimos a um Deus que não vai nos dar nada? Por que que nós muitas vezes permitimos que entre o nosso coração um sentimento de escravo? Um sentimento de servo inútil? Nós precisamos resgatar no nosso coração o sentimento correto de quem nós somos. Nós somos filhos, nós temos uma identidade, nós temos um nome, um sobrenome, nós temos um valor, nós temos um pai amoroso que cuida de cada uma das nossas necessidades, nós temos um Deus que é Senhor e ao mesmo tempo é o nosso pai e tem o melhor para as nossas vidas! Mas nós precisamos parar com esse sentimento. “Ai eu não posso, ai eu não consigo, Ah eu não sei o quê? Não você pode, você consegue, você é útil, você é uma bênção!

Olha para essa pessoa bonita que está do seu lado, diga assim: apesar de tudo que você possa pensar, você é uma bênção, amém? você é uma benção! Deus está dizendo para você que ele está te colocando num propósito maior do que você mesmo. Deus nunca nos chama para um propósito menor do que aquilo que ele tem para nós, ele sempre nos chama para um propósito maior. Sabe por que? Porque nós não temos capacidades sozinhos para fazer, para que nós possamos contar com a ajuda dele e aí quando as pessoas verem que nós conseguimos e alcançamos, a glória, a honra, o louvor será dele. Porque não foi na nossa força, não foi na nossa capacidade, não foi na nossa astúcia, não foi na nossa inteligência, mas foi no poder dele.

Então, Deus está chamando você neste tempo, para algo novo para sua vida, e assim como Moisés apelou, estou apelando ao seu coração. Não deixe de vir, não deixe de estar, não deixe de participar porque você tem utilidade. Olha o que Moisés diz o versículo 32 “e será que vindo tu conosco e sucedendo bem que o Senhor nos fizer, também nós te faremos bem”.

Deus está conduzindo o seu povo para o céu. Mas nessa caminhada de conduzir o seu povo para o céu, nós temos duas dimensões: a primeira dimensão é a espiritual, que Deus quer que a gente possa crescer nela. Mas, ao mesmo tempo, Deus também está nos conduzindo na dimensão da terra. Eu quero que você compreenda que nós possuímos a terra. Essa terra pertence ao Senhor e por sermos filhos do Senhor, nós somos herdeiros dela.

Faça esta escolha

Então significa que Deus, quando nós colocamos a nossa vida espiritual em primeiro lugar, Ele vai acrescentar todos os demais coisas da nossa vida. Ele vai acrescentar os bens que nós precisamos, os recursos que nós precisamos, as condições que nós precisamos, ele vai trazendo à existência o que for necessário para que a nossa vida seja uma vida abençoada, não uma vida medíocre, uma vida abençoada, uma vida com fartura, uma vida abundante

E esta vida abundante é nos dois aspectos: é no aspecto espiritual e no aspecto da terra, dos bens terrenos também. Isso não está dissociado, não é uma coisa ou outra, eu não tenho que fazer uma escolha entre coisas terrenas. Eu tenho que escolher seguir ao Senhor, eu tenho que escolher colocar Deus em primeiro lugar na minha vida as demais coisas me serão acrescentadas. Eu tenho que escolher priorizar o reino de Deus porque eu não sou da terra, eu sou do céu. O meu destino não é a terra, o meu destino é o céu. Eu estou de passagem na terra, mas daqui a pouco eu vou embora da terra.

E talvez daqui uns 150 anos ninguém se lembrará que eu passei por aqui, mas eu não sou daqui. Eu estou na caminhada rumo a Canaã Celestial. Ou seja, o meu destino, não é ter um espaço no cemitério, o meu destino é ter uma casa no céu! E a gente precisa aprender que a gente não tem que fazer escolha entre o céu e a terra, a gente tem que escolher o céu, porque se eu escolher a terra eu não tenho o céu, mas se eu escolher o céu, eu tenho o céu e a terra. Quando você escolhe mal, você fica só com uma opção, mas se você escolher a opção de Deus para sua vida você tem as duas coisas.

Se você escolher a opção de Deus para sua vida, você tanto toma posse das coisas espirituais, quando toma posse das coisas materiais. A sua vida vai ser mudada, o seu casamento é transformado, as suas relações são transformadas, tudo onde você pisar a planta dos pés é transformada porque porque você escolheu a melhor parte, você escolheu o reino dos céus. É isso que Moisés está dizendo: “e será então que vindo tu conosco e sucedendo o bem que o Senhor nos fizer, também nós te faremos bem” ou seja, você só tem a ganhar. Você só tem a ganhar. Mas Hobabe virou as costas e foi embora.

E o versículo 33 diz assim: “partiram do Monte do Senhor a caminho de três dias e a arca do concerto do Senhor caminhou diante deles caminho de três dias para lhes buscar lugar de descanso”. Deus sempre vai prover lugar de descanso na caminhada. Não tenha medo, não tenha medo do futuro, não tenha medo da incerteza. Não tenha medo daquilo que você não conhece. Deus tem lugar de descanso para sua vida, amém querido? Deus tem lugar de descanso para sua vida.

Mas a proposta que ele te faz nesta noite é: você quer este caminho? Você quer viver o novo de Deus, não do teu jeito mas do meu jeito? Essa é a proposta, em linguagem português bem clara, a proposta é: você quer viver o meu novo do meu jeito ou do seu jeito? Você quer avançar para as coisas que eu tenho para diante ou você quer ficar preso no seu deserto, na sua mesmice, ou nas dificuldades do passado, nas frustrações do passado, no choro do passado.

Quem anda para frente com a cabeça virada para trás nunca irá prosperar. Sinto muito dizer para os meus amados irmãos venezuelanos: vocês vão voltar um dia para Venezuela. Talvez para visitar os amigos. Mas talvez nunca mais voltem. Seus filhos vão aprender a falar português. Daqui a pouco vão viver a vida deles, vão casar, talvez não com uma venezuelana, talvez não com uma peruana, talvez com uma brasileira, e a vida de vocês vai ser assim.

Mas qual é a proposta que Deus está fazendo? Não tenha medo do futuro, não se apegue ao passado porque Deus irá honrá-los; E se a gente, quando vai para uma terra nova, a gente não descolar o nosso coração, não se a gente ficar preso, ancorado o nosso coração, a gente não prospera e não vai para frente. Nenhuma pessoa que chega numa terra nova deixa de prosperar. Quando olha, com o olhar da fé, para as coisas que estão adiante deles. Então, olhem com o olhar da fé, também.

Deus tem lugar de descanso para a sua vida

Deus não trouxe vocês para morrer no deserto. Deus trouxe vocês para serem bênçãos e serem abençoados. E talvez, você não esteja tão longe do lugar que você nasceu, né? Talvez você vai ter que enfrentar agora um novo tempo, uma nova realidade na sua vida, mas a proposta para você é a mesma: você quer avançar no jeito de Deus ou no seu jeito? Você quer viver aquilo que Deus tem para sua vida do jeito de Deus ou do seu jeito?

Eu quero orar com você nesta noite, porque eu sei que muitas vezes essas coisas difíceis que nós temos que enfrentar, muitas vezes, as marcas do passado que se foram nossa vida, muitas vezes os problemas que nós não temos a menor ideia de como eles serão resolvidos, podem nos impedir de caminhar para frente. Mas Deus trouxe você aqui nesta noite, para dizer para você, que é o mesmo que te conduziu até aqui, e que ele tem muito mais para abençoar a sua vida. Você está caminhando por um caminho que você nunca passou. Talvez você possa lembrar de alguma coisa parecida, mas é um caminho sempre novo. É novo para esses irmãos que estão chegando, é novo para minha vida, é novo para sua vida. Amanhã é um novo dia, novas decisões, novos caminhos que Deus tem.

E qual vai ser a nossa escolha? Vamos avançar para as coisas que Deus tem para nós tomar posse das bênçãos espirituais e ao mesmo tempo das coisas humanas que Deus tem para nós? Ou vamos abandonar tudo que Deus tem, para ficar preso nas coisas humanas? Se você ficar preso nas coisas humanas, você só terá as coisas humanas, você só terá aquilo que dinheiro pode comprar, você só terá aquilo que a capacidade humana consegue realizar, você só terá aquilo que você tem capacidade de fazer. Mas se você se colocar nas mãos de Deus, você vai alcançar coisas muito maiores, que Deus tem para sua vida, em nome de Jesus Amém, glória a Deus!

Tome uma atitude, uma decisão

É uma atitude! É uma atitude! Deus está chamando você nesta noite para uma decisão. Você pode sair daqui do mesmo jeito que você entrou, ou você pode dizer: não Deus eu entendia a tua proposta, ó, conta comigo, tô lá não sei não tô entendendo não tem a menor ideia mas estou junto, vamos lá, conta comigo! É isso que Deus quer ouvir de você. Era isso que Moisés esperava ouvir de Hobabe, mas o Hobabe ficou para trás. E aí você vai ler a Bíblia toda, opa, Moisés é personagem chave e o Hobabe é o coadjuvante que saiu de cena nunca mais entrou em cena.

Deus está chamando você para algo diferente da sua vida. Deus não quer que você saia de cena agora. Deus quer que você continue em cena. E você continue sendo o ator principal, continue sendo aquele que Deus quer usar, para mostrar a este mundo descrente, para esse mundo que não crer mais em nada, que o Senhor ainda é Deus e ele ainda transforma pessoas e ele ainda opera maravilhas, em nome de Jesus amém? Vamos nos colocar em pé em nome do Senhor!


Observação: esta ministração foi feita sem esboço e o texto que você leu foi produzido pelo Youtube e está sendo editado pelo pastor Elton Melo.


elton-posse-rostoElton Melo é pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba. Produz vários estudos teológicos e motivacionais, que estão disponíveis no site www.alcancevitoria.com. Tem vários livros escritos e também é presidente da ASEC – Associação de Editores Cristãos.

Autor: Elton Melo