27º dia – A alegria do Senhor é a nossa força

palavra
27º dia – A alegria do Senhor é a nossa força – Leitura: Neemias 8.9-18; 12.27-31 – O povo chorava ao ouvir a Palavra do Senhor. Porque choravam? De que choravam?

  1. Pelo alto padrão da Palavra de Deus;
  2. Reconhecendo que eram faltosos diante de Deus;

Que bênção quando o povo de Deus compreende quem Deus é, e quem realmente somos diante da sua santidade. Sim, o pecado é de chorar. Mas também havia o tempo de se alegrar, pois o Senhor dera a sua salvação. Era o sétimo mês, a Festa das Trombetas.

Não era tempo de chorar, mas de celebrar. O povo foi instruído a celebrar a festa comendo, bebendo e compartilhando. O avivamento não visa nos dar mais choro, mas sim alegria genuína por fazer aquilo que agrada o Pai. Esse sentimento de alegria brota em nosso coração por meio de um profundo relacionamento com o Senhor.

Para receber e desfrutar da alegria e força do Senhor, precisamos conhecê-lo. Alegria e força significam que Deus se agrada de nós e nos protege com suas poderosas mãos.

Ao final de tudo (capítulo 12), dedicaram os muros ao Senhor. A palavra dedicação (hebraico = hanukkâ) é um indicativo da experiência do povo judeu ao celebrar com alegria a restauração da adoração a Deus.

A dedicação é um processo de purificação. Quanto mais dedicados no conhecimento e Aplicação da Palavra, mais puros estaremos diante do nosso Deus.

Hoje há cultos em que muito choro, mas pouco temor, há muita alegria, mas desprovida de sentido. Precisamos chorar pelos nossos pecados, pelo pecado do nosso irmão, mas precisamos também nos alegar pois a salvação é chegada!

Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor! Após a dedicação do muro, o povo tomou as providências para remunerar os sacerdotes, os levitas, os cantores e os porteiros que serviam no templo.

A alegria do Senhor deve produzir em nós um maior amor e serviço para Deus. Nesse caso, o contentamento que o povo sentiu reverteu-se em provisões para o templo.

Outro motivo para nos alegrarmos é que Deus não está tratando com o nosso passado, mas com o nosso futuro. Ouça a ministração da Palavra de domingo, 19 de julho de 2020

Aplicação pessoal:

  1. Será que diante dos seus problemas você tem buscado forças no Senhor?
  2. Como está a sua caminhada com Deus? É mais choro que alegrias?
  3. Você só pode desfrutar da alegria do Senhor se antes estiver disposto a chorar pelo seu pecado.

desafio-neemias

Este texto faz parte do devocional Desafio Neemias, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram escritos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho para o pastor Elton Melo.

Sua opinião sobre este artigo é muito interessante! Escreva:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: